Em Ladário, Ruiter homenageia patrono do Exército Brasileiro

 Clovis Neto

  

A sessão aconteceu na Câmara de Ladário

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), participou na noite desta segunda-feira (24) da sessão solene em homenagem ao Dia do Soldado, comemorado hoje, 25 de agosto. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Ladário e contou com a presença do general Roberto Jungthon, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, do tenente-coronel Álvaro Henrique Mendonça Rocha, comandante do 17º Batalhão de Fronteira, do contra-almirante Edlander Santos, comandante do 6º Distrito Naval, do prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, e de representantes do Legislativo local.

Durante a cerimônia, Ruiter enfatizou a brilhante trajetória militar do patrono do Exército Brasileiro. “Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, foi escolhido como patrono do Exército porque sua carreira representa a vitória das virtudes castrenses e a inspiração para as novas gerações de soldados”, afirmou o prefeito.

Mesmo em uma época em que o Império era politicamente fraco, Duque de Caxias conseguiu êxito em todas as campanhas que comandou. “Portanto, aos repetidos sucessos de seu comando, acabou encarregado de combater as maiores revoltas de norte a sul do país, o que lhe valeu o adjetivo de pacificador”, continuou o chefe do Executivo Corumbaense.

Ruiter destacou também a competência e a seriedade com o patrono do Exército exercia sua função. “Por isso mesmo, o povo brasileiro lhe conferiu o maior de título que alguém poderia receber: ter o nome como sinônimo de pessoa cumpridora de seus deveres. Caxias, portanto, deve ser todo o cidadão brasileiro que se preocupa com o futuro na nação, mesmo porque, nesta homenagem ao Dia do Soldado, devo lembrar que a palavra soldado não significa aqui apenas o posto inicial da carreira da Força Terrestre, mas, simbolicamente, engloba todos os patriotas, militares, e civis, ricos e pobres, comandantes ou comandados”.

Ao final, o prefeito parabenizou todos aqueles que seguem o exemplo deixado por Duque de Caxias. “Sejamos todos Caxias, sejamos todos soldados na construção de uma pátria cidadã. Parabéns Exército Brasileiro”, concluiu.

O general Roberto Jungton falou em nome do Exército Brasileiro e agradeceu a sessão solene. “Esta homenagem muito nos honra porque foi prestada por esta Câmara legislativa o vereador quando fala representa o povo que ele representa, assim como os prefeitos de Corumbá e Ladário também o fazem”, afirmou.

A sessão foi presidida pelo vereador Oswalmir Nunes da Silva, presidente do Legislativo ladarenses. O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Nelson Antônio da Silva, e o secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto, também participaram da solenidade.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content