Ruiter é homenageado durante XV Encontro de Dirigentes da ESA

 Marcos Boaventura

  

 Prefeito Ruiter recebeu homenagem durante Encontro da OAB na cidade

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), foi homenageado na noite desta quinta-feira, 24 de setembro, durante o XV Encontro de Dirigentes das Escolas Superiores de Advocacia do Brasil, realizado no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez. A placa entregue pelo presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) destaca a parceria do Município com a OAB neste e em outros eventos promovidos na região.

O secretário de Relações Institucionais, Carlos Porto, também foi homenageado durante o evento. “Corumbá hospeda os advogados de todo o Brasil com muita honra e orgulho”, o diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA) e também conselheiro federal pelo Mato Grosso do Sul, Geraldo Escobar Pinheiro. Paralelo ao encontro da ENA, a cidade sedia ainda o XLII Colégio de Presidentes das Subseções da OAB-MS e a Sessão Ordinária do Conselho Seccional da OAB-MS. O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto abriu o encontro com a palestra “Desafios da Advocacia”.

Dando sequência ao evento, o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul Luís Tadeu Barbosa Silva ministra palestra sobre o tema “A virtualização da Justiça”, a partir das 19h30 de hoje. Logo após, o conselheiro Jorge Hélio Chaves de Oliveira, do Conselho Nacional de Justiça, fala sobre “Os desafios do Conselho Nacional de Justiça”. As atividades integram o programa de inauguração do Centro de Convenções e as comemorações dos 231 anos de Corumbá. O vice-presidente da OAB e conselheiro federal por Mato Grosso do Sul, Vladimir Rossi Lourenço, o presidente da Seccional no Estado, Fábio Trad, e o procurador Geral do Município, Marcelo Dantas, também participaram da abertura dos trabalhos.

“Nada melhor do que uma assembléia de advogados, dos quais sou considerado e também me considero um amigo, para alavancar a caminhada da nossa cidade rumo ao turismo de negócios”, afirmou Ruiter lembrando da recente inauguração do Centro de Convenções. “Queriamos que este espaço começasse as suas atividades em grande estilo”, continuou. Em seu discurso, o prefeito manifestou a admiração e o respeito que tem pela categoria.

“Minha admiração pelos advogados vem de reconhecer, na luta cotidiana que eles travam pela supremacia do Direito sobre o arbítrio das autoridades, a contribuição mais importante para o futuro do país, acima de todas as outras atividades desempenhadas pelos profissionais e trabalhadores que constroem a nossa nação”, afirmou. Para Ruiter, o direito e a política são os dois pilares do Estado Republicano moderno.

“O direito porque assegura um governo de leis em lugar de governos de personalidade. A política porque garante aos cidadãos interessados possam tomar parte na definição dos rumos da gestão do Estado”, disse. “O advogado é o pedreiro da construção do Estado Democrático de Direito. Cada lesão reparada pelo trabalho de um advogado é um reforço aos alicerces do edifício do direito”, completou o chefe do executivo corumbaense.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content