Vacinação contra raiva em equinos será no dia 8

 Marcos Boaventura

  
Desta vez, Prefeitura leva vacinação para a parte alta da cidade

A Prefeitura de Corumbá programou para o dia 8 de outubro, uma nova campanha de vacinação contra raiva animal em equinos da Zona Urbana. Desta vez, o trabalho será desencadeado na parte alta da cidade, na praça do bairro Guanã, repetindo a ação desenvolvida em 10 de setembro, quando foram imunizados e cadastrados 80 animais, em um posto montado no pátio da estação ferroviária.

A campanha está sendo desenvolvida pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Agropecuário, em parceria com o escritório local da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), e visa imunizar os animais em circulação, em especial, aqueles utilizados por carroceiros, que percorrem as áreas urbanas, com foco principalmente nos animais de produção.

A campanha será desenvolvida nos períodos matutino e vespertino, das 8h às 17h, e o trabalho será feito por uma equipe técnica, integrada por veterinário e auxiliares. A vacinação deve ser realizada anualmente em equinos com mais de seis meses.

A ação tem apoio da Secretaria Executiva de Saúde Pública, que doou as seringas, e Agroline e Lidas de Campo, empresas privadas que doaram as vacinas.  A imunização é obrigatória e deve ser realizada duas vezes ao ano, principalmente pelo fato de que a raiva em herbívoros é uma doença endêmica na região.

Os principais sintomas da raiva no animal são apatia, isolamento do restante do rebanho, agressividade, andar cambaleante, salivação, dificuldade para engolir e defecar, paralisia dos membros e, morte.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content