Festival Pantanal das Águas começa em ritmo de Carnaval

 Clóvis Neto

  
Escolas de samba de Corumbá foram destaques na primeira noite

A quinta edição do Festival Pantanal das Águas começou nesta sexta-feira, 9 de outubro, em ritmo de Carnaval. As escolas de samba A Pesada, Vila Mamona e Império do Morro levaram para o Porto Geral de Corumbá toda a alegria e descontração da Folia de Momo. E para realizar a festa, a Prefeitura Municipal montou uma grande estrutura no cruzamento da rua Manoel Cavassa com a Ladeira José Bonifácio.

O palco de 18 metros de cumprimento por 12 metros de largura foi equipado com mais de 40 caixas de som capazes de proporcionar mais de 100 mil watts de potência. Noventa e seis lâmpadas, 36 canhões de luz e vários outros equipamentos de iluminação garantiram brilho extra às escolas de samba. Baterias, mestres-salas e portas-bandeiras, passistas e fantasias empolgaram o bom público presente na orla portuária.

Logo após o grito carnavalesco, os grupos MBW e Skema Rio assumiram o palco e mantiveram a animação dos “foliões”. A festa terminou já na madrugada de hoje. E o Festival Pantanal das Águas continua neste sábado com a XV Travessia a Nado do rio Paraguai, às 14 horas, e show do grupo Roupa Nova, previsto para começar às 22 horas.

Durante a manhã e a tarde, acontecem oficinas de capacitação que propiciarão ao público, informações importantes sobre a canoa de um pau só, utilizada pelos índios guatós; viola de cocho. além de noções sobre a maneira de preparar a traia de pesca, suas iscas, e as diferentes formas de cozinhar o peixe pescado na bacia pantaneira.

A oficina de construção de canoa Guató, a partir das 9h, acontece no barraco existente em frente ao Moinho Cultural. As aulas sobre a forma de fazer o filé e retirar espinha do peixe será na banca de peixe existente no Porto Geral. Outro atrativo, durante todos os dias do festival, será o curso para fazer o peixe seco, a partir das 15h, no bar da Sandrinha, na rua Manoel Cavassa. O festival programou também oficinas de Cestaria de Salsaparrilha, na tenda do Porto Geral, além do preparo de isca para pescar pacu, durante todo o evento, a partir das 9h, na atenda do Porto Geral.

Outros atrativos são confecção da Viola de Cocho pelos mestres cururueiros Vitalino e Everaldo, bem como de capivaras em madeira pelo artesão Edson e sua família, todos os dias no Porto Geral, a partir das 9 horas. As inscrições para as oficinas poderão ser feitas no próprio local. No dia 10, a Prefeitura reserva a abertura da Exposição de Pintura com a coleção de peixes do Pantanal, com a presença do artista plástico goiano Álvaro Nunes.

O Festival Pantanal das Águas é realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a TV Morena, vai até segunda-feira, 12, e, este ano, além dos três shows musicais, pesca esportiva e da travessia a nado do rio Paraguai, reserva um atrativo à parte,

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content