Gestantes e bebês contam com atenção especial da prefeitura

A Prefeitura de Corumbá mantém mais de 10 programas de saúde voltados a todas as esferas e faixas etárias da população local, sendo que a maior parte das ações é oferecida nas próprias Unidades de Saúde da Família (USFs), possibilitando que o munícipe tenha atendimento de qualidade sem precisar deixar seu bairro. A gestão dos programas fica a cargo da Secretaria Executiva de Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Ações Sociais. Entre eles, merecem destaque aqueles dedicados à saúde de gestantes e recém-nascidos.

Como exemplo, o município disponibiliza o “Programa Atendimento em Puericultura”, destinado a crianças com até dois anos de idade e que promove a saúde do bebê desde o nascimento, objetivando atingir seu pleno desenvolvimento neuropsicomotor, além de prevenir e tratar doenças comuns da infância. O atendimento médico e de enfermagem, com consultas mensais e atendimento a intercorrências, faz parte do atendimento em puericultura, além de vacinação, teste do pezinho, atendimentos em grupos para que a mãe conheça melhor o bebê e tire dúvidas sobre aleitamento. Os casos mais graves são encaminhados para atendimento no Ambulatório Municipal.

Gestantes e bebês contam ainda com o “Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento”, criado para garantir a saúde das mães e das crianças, orientando e dando assistência ao pré-natal e pré-natal de risco. As principais ações deste programa são pré-natal, incentivo ao aleitamento materno, teste do pezinho e outros tratamentos de doenças comuns da infância.

Nutrição

Direcionado a todos os ciclos da vida (gestantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos), o “Programa de Nutrição” trata a educação nutricional como forma de prevenir doenças crônicas de origem nutricional (obesidade, hipertensão, dislipidemias, diabetes tipo 2) e carências nutricionais, bem como de auxiliar no tratamento dos indivíduos que já apresentam tais complicações. Neste caso, o cidadão deve procurar a USF de seu bairro, onde será avaliado e encaminhado à Unidade de Referência.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content