Clóvis Neto |
São 828 jovens que agora estão mais preparados e aptos para buscar uma vaga no mercado de trabalho em Corumbá |
Com uma perspectiva de crescimento impulsionada pela retomada das exportações do minério de ferro, do fortalecimento do turismo de eventos e de pesca e a eminência do funcionamento da rodovia transoceânica – que vai ligar o oceano Atlântico ao Pacífico cortando o Brasil, Bolívia e o Peru -, o Executivo corumbaense tem buscado alternativas para qualificar a mão de obra na região, de modo que a população local tenha condições de acompanhar esse desenvolvimento. Um dos principais instrumentos de capacitação adotados pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) é o Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã.
Na sexta-feira (12), a primeira turma do programa, desenvolvido em parceria do Município com o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho, formou 828 pessoas. São jovens que estão mais preparados e aptos para buscar uma vaga no mercado de trabalho. “Obras são importantes, mas o que nos dá muita alegria é a qualificação da nossa gente. E foi isso que o projeto realizou em Corumbá”, afirmou o deputado federal Dagoberto Nogueira Filho (PDT), presente na diplomação dos formandos, realizada no Centro de Esporte, Cultura e Lazer Nação Guató.
“A bolsa de estudo, no valor de R$ 100,00, que cada um recebeu neste período foi um incentivo e ajuda a diversificar a economia da cidade. Mas, sem dúvida alguma, o conhecimento é o maior ganho”, completou o parlamentar. Também presente o ato, o deputado estadual Paulo Duarte (PT) destacou a participação maciça das mulheres no Projovem. “70% dos formandos são do sexo feminino. Isso representa a garra, a força e a vontade delas em se capacitar”, afirmou. “Essa juventude é o agora, o presente da nossa cidade, do Estado e do Brasil”, complementou o deputado.
“A nossa meta é, até o final de ano, inserir cerca de 500 desses formandos no mercado do trabalho. Vamos fazer um monitoramento frequente deles. O programa prevê esse acompanhamento e a avaliação é muito positiva”, explicou o gerente de Ações para a Juventude, Márcio Cavasana. O prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT) também participou do ato. “Nós que estamos acostumados a tratar obras com conceito de empreendimento físico, de engenharia, vemos o desenvolvimento humano que faz parte do desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional