Projeto vai atender pessoas em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Corumbá e parceiros iniciaram hoje, quinta-feira, a formatação de um importante projeto voltado ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, como dependentes químicos, moradores de rua e adolescentes em conflito com a lei. O assunto foi amplamente debatido durante uma reunião no auditório do Paço Municipal, com as participações dos secretários executivos Haroldo Cavassa, de Assistência Social, e Lauther Serra, de Saúde Pública, além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde e da Organização Não Governamental Federação Amor Exigente.

A ideia é realizar um trabalho intersetorial com a participação de todas as pastas ligada ao Poder Executivo corumbaense, e de parceiros como a Amor Exigente, que já tem larga experiência na área, e da Secretaria Estadual de Saúde, que estabeleceu esta união com a ONG, para desenvolvimento de projetos no Mato Grosso do Sul.

Lauther Serra explicou que se trata da elaboração de um projeto piloto, que vai permitir a reestruturação das redes de saúde, assistência social e educação, para execução de um trabalho intersetorial em atendimento a uma clientela vulnerável, principalmente no que se refere a dependência química, entre outros males.

"O projeto está sendo construído para que, de forma conjunta, possamos ir a campo, atuar de forma intersetorial, na busca de soluções para estes tipos de problemas. A Amor Exigente desenvolve um excelente programa de auto e mútua ajuda, visando a organização da família. Sem dúvida, é uma grande parceira e tem muito a contribuir neste trabalho em Corumbá", comentou.

Durante a reunião de trabalho, equipes da Prefeitura fizeram apresentação de todos os programas já desenvolvidos na cidade, principalmente os voltados a pessoas com dependência química e também a adolescentes, que são, na sua maioria, realizados com recursos próprios.

O encontro contou com a participação de Fernanda Rodrigues, da Rede de Atenção Básica em Saúde do Estado, e do diretor da Amor Exigente, Fernando Orempüler Pulchério, que destacaram a importância do trabalho em equipe, para alcançar os resultados propostos. "As parcerias são importantes. Sozinhos, estamos de mãos amarradas", observou Fernando, acreditando na conquista de "bons resultados" em Corumbá, a partir do estabelecimento "dessa somatória de forças".

O projeto está em formatação, mas Haroldo Cavassa já prevê conquistas. Segundo ele, a realização de um trabalho intersetorial vem ao encontro de tudo que foi proposto pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, "quando ele realizou uma reforma administrativa, com a criação da Secretaria de Ações Sociais, que engloba a Saúde e a Assistência Social, justamente para haver integralidade das duas secretarias, por meio de um trabalho conjunto".

Cavassa considerou o projeto de extrema importância para execução de um trabalho intersetorial, voltado ao atendimento àquelas pessoas com dependência química, moradores de ruas, adolescentes em conflito com a lei, bem como à própria família em situação de vulnerabilidade. "É preciso planejar ações integradas, otimizar o trabalho para alcançarmos melhores resultados", observou, para lembrar que esta grande parceria vai inclusive possibilitar otimização de recursos disponíveis e buscar novas fontes de captação de verbas.

Amor Exigente

Por meio desta parceria, a ONG Amor Exigente terá um papel importante, prestando total apoio ao projeto. A instituição, com 25 anos de atuação no Brasil e 15 no Mato Grosso do Sul, desenvolve um programa de orientação aos familiares de dependentes químicos, bem como de prevenção. Atua também como um movimento de proteção social, buscando desestimular a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas, assim como lutar contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas.

Atualmente, o movimento conta com 10 mil voluntários, que realizam, aproximadamente, 100 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras. São 536 grupos no Brasil, 2 na Argentina, 1 no Peru e 9 no Uruguai, além de 350 grupos em fase experimental e 249 Subgrupos de Jovens na Sobriedade. (informações são do site www.amorexigente.org.br )

Skip to content