Com missão de divulgar Corumbá e a fronteira, COMTUR elege diretoria

O prefeito Paulo Duarte participou da primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo de Corumbá (COMTUR), na noite dessa quinta-feira, 28. Com um caráter fiscalizador e consultivo, os 17 membros titulares se reuniram na sede do Sebrae para eleger a nova diretoria para o biênio 2013/2015, além de traçar conjuntamente novas estratégias para o turismo da cidade.

 

 

O chefe do Executivo Municipal falou sobre o que espera do COMTUR. “Que haja efetivamente um comprometimento e que tem voz e respaldo. Nesses 11 meses de governo eu tenho procurado fazer e ousar, porque eu acredito que Corumbá pode sim ser referência para um turismo responsável, feito de forma planejada, como também é o turismo histórico e o contemplativo”, destacou Paulo Duarte. “Nós temos um tesouro imenso nas mãos, um diamante que precisa ser lapidado. E nós contamos com vocês, para trabalhar junto e beneficiar a cidade”, continuou o prefeito.

 

Durante seu discurso, o prefeito ainda citou a primeira edição do Pantanal Extremo, evento esportivo promovido pela Prefeitura na semana anterior, que foi uma grande oportunidade para gerar empregos e renda. “A visibilidade posterior que a nossa Corumbá teve no Brasil, não tem preço. Um evento de baixo custo e que trouxe um grande retorno para a cidade”, declarou Paulo Duarte, lembrando que ainda há muito a ser feito. “Muita coisa precisa mudar e a Prefeitura já está fazendo a sua parte. Contamos com a ajuda desse Conselho para fazer um turismo não só para turista, mas para toda a cidade e envolvendo as pessoas”, completou.

 

 

Ainda durante a reunião, a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Hélènemarie Dias Fernandes apresentou para o prefeito um novo mapa turístico da cidade, que aguarda aprovação para ser distribuído nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT). “É o primeiro material dessa gestão para o turismo, com outro formato, seguindo a política nacional de turismo, com o que exige a linguagem de mercado para o setor. Nosso objetivo é fazer com que a pessoa fique encantada pela cidade de Corumbá”, explicou Hélènemarie.

 

 

A diretora-presidente da Fundação de Turismo ainda falou sobre o novo Centro de Atendimento ao Turista que será instalado na fronteira. “Alinhado a uma política e um pleito do prefeito Paulo Duarte, que era o desenvolvimento territorial da fronteira de forma integrada, entendemos que era importante instalação desse CAT. Entendemos também que no momento que promovemos também as cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, aumentamos nossa competitividade, criando oportunidades para que cada vez mais turistas possam ir pra lá, gerando assim o desenvolvimento social e econômico daquele lugar”, observou.

 

 

Ainda segundo Hélènemarie, o novo informe turístico inclui o país vizinho como local atrativo para compras.“Todo material está alinhado não só com a política nacional de turismo, mas com a política nacional de integração de território de fronteira. Estamos fazendo a nossa parte, pois creio que só vamos ser fortes no território quando desenvolvermos eles também”, finalizou.

 

COMTUR

Os 17 membros titulares do COMTUR elegeram a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Hélènemarie Dias Fernandes como presidente do conselho e Amanda Cláudia do Nascimento Migueis, representante da ABRASEL, como vice-presidente.

 

A diretora presidente diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, também participou da reunião. “Fico muito contente em fazer parte desse conselho e poder contribuir em muitas ações que serão desenvolvidas”, declarou.

Skip to content