IFMS tem 160 vagas do Pronatec para Corumbá; inscrições são gratuitas

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na quinta-feira, 27, o edital que abre 1.860 vagas em cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A oferta contempla 24 municípios, incluindo Corumbá, onde estão disponíveis 160 vagas para os cursos de condutor ambiental local (25), espanhol aplicado a serviços turísticos (30), inglês aplicado a serviços turísticos (30), programador web (55), e recepcionista (20).

 

O edital está disponível na Central de Seleção do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao. Em todo o Estado, são 21 opções de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração média de três meses, voltados a estudantes da rede pública, beneficiários de programas federais de transferência de renda, reincidentes no seguro-desemprego, pescadores, indígenas, trabalhadores rurais, entre outros.

 

O candidato deve ter a idade e a escolaridade mínimas exigidas para cada curso. É preciso ainda estar vinculado a um demandante – ministérios da Cultura, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Defesa, do Trabalho e Emprego, da Justiça, do Desenvolvimento Agrário, da Pesca e Aquicultura, do Turismo e Secretaria de Estado de Educação.

 

O número de vagas por curso, turno das aulas e locais de inscrição em cada município constam no anexo II do edital.

 

Inscrições – São gratuitas e poderão ser feitas no período de 17 a 21 de março.

 

Os interessados devem comparecer aos locais indicados no edital com a ficha de inscrição preenchida (anexo III), além de originais e cópias do documento de identificação com foto, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade. Homens maiores de 18 devem comprovar que estão em dia com o serviço militar.

 

Candidatos interessados nas vagas da Secretaria de Estado de Educação devem comprovar que estão matriculados no ensino médio da rede pública. Já os vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome precisam apresentar o Número de Identificação Social (NIS).

 

A seleção será feita pelas instituições demandantes. A previsão é que as aulas tenham início no dia 7 de abril.

 

Pronatec – Criado pelo Governo Federal em 2011, o programa busca expandir e interiorizar a oferta da educação profissional por meio de cursos de qualificação gratuitos. Mais informações sobre a execução do Programa no IFMS, acesse www.ifms.edu.br/pronatec.

Skip to content