Prefeitura faz reforço da campanha de vacinação contra HPV no Beira Rio

A Prefeitura de Corumbá realiza neste sábado, 13, um reforço da campanha de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) na região do Bairro Beira Rio. 

 

Além da aplicação da vacina no público alvo, meninas na faixa etária de 11 a 13 anosos de idade, os profissionais estão programando palestras não só para as crianças, mas também para os próprios familiares.

 

A segunda etapa da campanha de vacinação contra HPV foi iniciada na segunda-feira. A ação acontece das 08 às 11 horas e quem já participou da primeira etapa, vai receber a primeira dose, bem com o as meninas que completaram 11 anos recentemente.

 

A ação está sendo organizada pela Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Saúde Beira Rio. Como se sabe, a partir deste ano, a vacina que previne contra o câncer de colo de útero foi incorporada ao calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos.

 

A vacina anti HPV também é dispositivo de cuidados à saúde da criança e do adolescente, previsto no ECA, no seu artigo 14, parágrafo único que dispõe sobre a vacinação de crianças e adolescentes recomendados pelas autoridades sanitárias.

 

A vacina contra HPV distribuída no SUS é a quadrivalente e previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.

 

A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

Skip to content