Prefeitura inicia curso para 160 integrantes da Guarda Municipal de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá iniciou nesta segunda-feira, 13, uma capacitação para 160 integrantes da Guarda Municipal. A formação visa reforçar a atuação da unidade em ações preventivas contra a violência e criminalidade, destacando o papel dos Municípios no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), assim como estabelecer diretrizes e princípios que norteiem a atuação das Guardas Municipais existentes nas diversas regiões do país, respeitando e considerando as especificidades regionais.

 

A capacitação acontece durante toda esta semana no Sesc Corumbá. O comandante da Guarda Municipal, Danilo Vargas, informou que o curso segue uma orientação do prefeito Paulo Duarte, e é direcionado àquelas pessoas que ainda não haviam realizado o curso de formação.

 

“Ninguém antes havia se preocupado com a formação que está atendendo os integrantes mais antigos da guarda, que deveriam ter passado por este processo logo que entraram na corporação. Agora, com a formação desse grupo, teremos todo o nosso efetivo capacitado e assim poderemos sincronizar as nossas ações para os fatos do dia-a-dia, fazendo com que todos realizem um trabalho em sintonia”, explicou.

 

O curso está sendo oferecido pela Escola de Governo de Corumbá. Hoje, na abertura, o secretário de Gestão Pública, Luiz Henrique Maia de Paula, esteve presente e destacou a importância destas capacitações e pediu a todos para aproveitar ao máximo.

 

“São cursos que vão trazer benefício para os servidores”, disse, lembrando que a busca é sempre pela “eficiência e resultados. Por isso posso afirmar a todos que estão participando que essa formação trará excelentes resultados”, comentou, ressaltando que a orientação do prefeito sempre foi primar pela perfeição dos serviços prestados pelo servidor que passa a ter, inclusive, oportunidades de subir na carreira pública.

 

Durante o curso serão repassadas noções sobre a Matriz Curricular Nacional para a formação dos guardas municipais; ética, cidadania, direitos humanos, segurança pública e defesa social; a sociedade, sua organização de poder e a segurança pública; diversidade, conflitos e segurança pública; o papel da guarda municipal e a gestão integrada em segurança urbana; técnicas e procedimentos da guarda municipal; funções e atribuições das guardas municipais; espaço público, guarda municipal e comunidade; violência e (in)segurança pública, entre outros temas comportamentais.

Skip to content