Povo das Águas: Prefeitura e Marinha atendem ribeirinhos do alto Pantanal

A comunidade ribeirinha da região do alto Pantanal será atendida a partir de domingo, 09, pelas equipes que integram o programa social Povo das Águas, desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá. Mais uma vez o trabalho acontece em parceria com a Marinha do Brasil, por meio do 6º Distrito Naval que tem dado apoio às ações sociais desenvolvidas na região pantaneira.

 

A equipe multidisciplinar do Povo das Águas embarca no domingo, às 06h30, no Porto da Base Fluvial de Ladário. O atendimento será iniciado neste mesmo dia, beneficiando famílias ribeirinhas residentes nas regiões do Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura, no período das 10 às 15 horas.

 

Já na segunda-feira, 10, a equipe da Prefeitura e da Marinha estará no Porto Maracangalha para atendimento aos moradores da região de Domingo Ramos, das 08 às 12 horas. À tarde, das 14 às 18 horas, a ação acontece no Porto do Zequinha, beneficiando as famílias residentes na região do Castelo.

 

Na terça-feira, 11, a ação será desenvolvida nos portos da nova Associação de Moradores, no Porto Chané e no Bonfim, em atendimento às comunidades das regiões do São Francisco, Mato Grande, Bonfim e Porto Chané. Será no período das 14 às 18 horas.

 

Na quarta-feira, 12, das 10 às 14 horas, a ação será desenvolvida na Escola Municipal Rural Polo Porto Esperança – Extensão São Lourenço, em atendimento às famílias da região do Amolar e da barra do São Lourenço. Neste mesmo dia, das 15 às 18 horas, a embarcação estará levando assistência aos moradores da região do São Lourenço, até o Porto Novo Horizonte.

 

No dia 13 de novembro, quinta-feira, já retornando a Corumbá, a ação Povo das Águas acontece na Escola Municipal Rural Polo Porto Esperança – Extensão Paraguai Mirim, para a comunidade da região do Paraguai Mirim, das 13 às 17 horas.

 

Na sexta-feira, 14, o atendimento acontece no Porto Santa Catarina, das 08 às 12 horas, quando serão atendidas as famílias ribeirinhas da região da Ilha Verde. O retorno a Corumbá será no dia 15, sábado, na parte da manhã.

 

O programa

 

O programa é coordenado pela Secretaria de Governo da Prefeitura e integra as secretarias municipais de Saúde, Educação, Produção Rural e de Assistência Social e Cidadania, além da Defesa Civil e da Fundação do Meio Ambiente, e conta com participação de médicos, dentistas, enfermeiras, vacinadoras, assistentes sociais, pedagogas, professoras, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, agentes de Defesa Civil, além de agentes ambientais do Município e da equipe da Marinha do Brasil.

 

O Povo das Águas tem possibilitado à Prefeitura promover o desenvolvimento comunitário integrado e sustentável nas comunidades das regiões das águas, envolvendo todos os segmentos públicos, sociedade civil organizada e colaboradores para atendimento à população residente em áreas de difícil acesso, por meio de serviços de qualidade, como forma de minimizar as adversidades e proporcionando o exercício da cidadania.

Skip to content