Certificados dos festeiros de São João serão entregues esta noite em Corumbá

A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura de Corumbá, realiza nesta terça-feira, 16, o ato de entrega de certificados de Agentes de Preservação Cultural do Município de Corumbá, aos festeiros do Arraial do Banho de São João. O ato está marcado para às 17h30, no Sesc Corumbá, localizado no Porto Geral.

 

Vão receber os certificados 92 festeiros cadastrados pela Prefeitura, conforme informações da diretora-presidente da Fundação, Márcia Rolon. Segundo ela, é resultado de um trabalho que vem ocorrendo desde o ano de 2013, quando se iniciou o cadastramento e recadastramento das famílias que mantem a tradição da festa de São João em suas residências, e que descem a Ladeira Cunha e Cruz com os andores, para lavar a imagem do santo nas águas do Rio Paraguai.

 

“Estamos fazendo esse cadastro e atualizando os dados dos festeiros de São João desde 2013. Na verdade são eles que realizam a festa em suas casas, mantendo assim viva a tradição do Banho. Nós, enquanto poder público, estamos apenas incentivando e fomentando essa tradição, mas quem realmente faz a festa são eles. Por isso é importante que esse cadastro seja feito todos os ano para podermos ter um histórico de cada festeiro”, disse.

 

No edital do cadastro publicado na edição do Diário Oficial de Corumbá, foram elencadas as condições que permitiram a emissão do certificado de Agente de Preservação Cultural do Município de Corumbá.

 

Entre eles estão a comprovação de residência do festeiro no município de Corumbá e a participação sucessiva entre os anos de 2012 a 2014 das festividades do Banho de São João, que compreende a descida do andor no dia 23 de junho de 2014, no trecho do início da Ladeira Cunha e Cruz em direção à praia do Porto Geral, e a “lavagem” da imagem do santo com retorno até a parte alta da Ladeira.

Skip to content