Corumbá prepara volta às aulas e capacita suas agentes de merenda

Com o desafio de assegurar uma boa educação alimentar e nutricional para os mais de 15 mil alunos da Reme, que retornam às salas de aula nessa quarta-feira, 22, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã de hoje, 21, uma capacitação para 37 agentes e auxiliares de merenda da rede. O encontro aconteceu no Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental (Cenper) e contou com palestras ministradas pela equipe da Secretaria de Produção Rural do Município.

 

De acordo com a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, a formação é um importante trabalho na política de alimentação escolar. “Investir nessas formações é garantir que seja servida, diariamente, uma merenda saudável e de qualidade aos nossos alunos da rede, obedecendo todas as normas do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação”, disse, ressaltando que, durante todo esse período, nunca houve nenhum tipo de acidente envolvendo servidores ou até mesmo alunos da Rede.

 

Ainda segundo a responsável pela pasta, existe um conselho de alimentação escolar, que acompanha e faz a inspeção dentro da rede de ensino. “Graças a Deus todos os relatórios têm sido favoráveis de aprovação ao trabalho que a Prefeitura de Corumbá está realizando”, enfatizou. “A alimentação em nossa rede tem sido muito elogiada pelas famílias e pelos próprios alunos”, comemora, destacando o trabalho de acompanhamento realizado pelas nutricionistas.

 

Para seguir a principal diretriz relacionada à segurança dos alimentos, a Prefeitura conta com uma equipe de nutricionistas preparadas para esse desafio. “Nós acompanhamos o que eles estão oferecendo no cardápio dos alunos e inserimos metas para as agentes de merenda seguirem. De forma didática, orientamos essas profissionais sobre como preparar e armazenar os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, com o objetivo de oferecer produtos saudáveis aos alunos da Reme”, explicou a nutricionista Maryane Vasconcellos, acompanhada pela também nutricionista Lenira das Flores.

 

Há três anos trabalhando como agente de merenda no Município, Rosalina Galvarro, lotada na Escola Municipal Rachid Bardauil, considera importante os conhecimentos adquiridos durante as capacitações. “As palestras nunca são as mesmas. Sempre tem algo novo que passam pra gente e enriquecem nosso trabalho”, comentou Rosalina, que faz questão de compartilhar seu segredo na cozinha. “Trabalho com muito amor e carinho pelas nossas crianças e isso faz toda a diferença”, destacou.

Skip to content