Turistas brasileiros e estrangeiros ‘invadem’ região e impulsiona o turismo

O setor turístico do município de Corumbá está em ritmo acelerado. Segundo o Observatório de Turismo da Fundação de Turismo do Pantanal, responsável pelo monitoramento anual do fluxo da atividade, a cidade vem apresentando uma ocupação mais satisfatória em comparação aos anos de 2013 e 2014, neste primeiro semestre. Um resultado anunciado já que o Mato Grosso do Sul teve crescimento de 49,3% no ano passado em relação a 2013. No mundo, somente neste primeiro quadrimestre o fluxo de turistas cresceu 4% e na América do Sul o dobro, 8%, segundo a Organização Mundial do Turismo.

 

Somente na Estrada Parque Pantanal foi possível detectar uma ocupação hoteleira parcial em julho de 80%. São brasileiros e estrangeiros que invadem o território de Corumbá para desbravar o Pantanal Sul, podendo escolher entre cavalgar, se aventurar e pescar, instalando-se em hotéis na própria cidade ou nas pousadas de pesca e ecoturismo ou ainda em cruzeiros fluviais. Segundo Ronan Xavier, coordenador do Observatório de Turismo de Corumbá, “são holandeses, chineses e até mesmo visitantes de Sealand, um pequeno principado da Inglaterra”.

 

Uma característica levantada pelo Observatório é que os turistas internacionais que consomem as experiências proporcionadas pelo Pantanal Sul se estendem pelo chamado “Corredor Verde”, aproveitam a estada no país e percorrem Foz do Iguaçu e Amazônia, além de São Paulo e Rio de Janeiro. Isto se deve a vários fatores, segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes.

 

“Além de o produto turístico Pantanal estar mais competitivo para o mercado internacional com o aumento do dólar, o bioma vem ganhando cada vez mais atração internacional, especialmente se comparado a outros biomas concorrentes nacionais, já que o território é tido como a melhor área para observação de animais silvestres devido ao campo de visão proporcionado pelas planícies pantaneiras. Fator preponderante nos últimos 30 meses é a inovadora política de divulgação e promoção adotada pelo prefeito Paulo Duarte que vem culminando no fortalecimento da atração de turistas para Corumbá”, avaliou a gestora pública.

 

Empenhado em consolidar o turismo na agenda econômica do município, o prefeito Paulo Duarte afirmou novamente a importância do setor em sua gestão, aliando o discurso com a prática que vem se intensificando.

 

“Era preciso sair do discurso e investir no Turismo, e aí estamos falando de um setor que gera impacto direto em 52 atividades, que incrementam a nossa economia local e deve ser encarado com profissionalismo”, disse.

 

Ele lembra que espaços urbanos importantes para a sociedade corumbaense estão sendo reurbanizados e requalificados, como o Cristo Rei do Pantanal, as praças da Independência e da República entre outros, e que são de grande importância também para a atividade pelo fato de serem espaços histórico-culturais.

 

Promoção e Divulgação

 

Dentre as ações estão a participação do destino turístico Corumbá em feiras e workshops nacionais e internacionais; a realização de Press Trips (viagem de familiarização para jornalistas); famtours (viagem de familiarização para operadores e agentes turísticos); e o novo vídeo promocional do turismo da cidade, que alcançou mais de 233.000 visualizações e 6000 compartilhamentos em 90 dias. Também somam às estratégias, a comunicação digital nas redes sociais, com o Facebook, que neste mesmo tempo alcançou 5.500 seguidores, e o banco de imagens formado pelos colaboradores locais e turistas no Instagran Corumbá Incrível. Em fase de finalização, também está o site promocional do turismo de Corumbá.

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