Prefeitura prepara plano de contingência para acabar com a raiva animal

A Prefeitura de Corumbá quer acabar definitivamente com os casos de raiva animal na região pantaneira até dezembro deste ano. E para atingir essa ousada meta, um amplo e detalhado plano de contingência está sendo debatido entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Ladário, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pelo Ministério da Saúde.

 

“Nosso objetivo é zerar a raiva em Corumbá. E para isso estamos, desde o início desta semana, trabalhando em um plano técnico, completo e elaborado com base nas diretrizes legais do Ministério”, detalhou a secretária de Saúde de Corumbá, Dinaci Ranzi. Especialistas do Governo Federal, do Estado e de Ladário estão envolvidos na ação.

 

O plano é resultado de um trabalho iniciado quando os primeiros casos de raiva animal foram detectados na região. “Estive em Brasília e conversei pessoalmente com o secretário da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, que se prontificou a ajudar a cidade. Após muitos levantamentos técnicos, estamos começando a efetivar as medidas necessárias”, completou Dinaci.

 

Em dezembro, após todas as ações estarem em pleno funcionamento, os técnicos da SVS retornam a região para avaliarem os trabalhos. Em 2015, Corumbá registrou 51 casos de raiva em cães, um caso em bovino, dois em morcego, e um caso fatal em humano. Só neste ano a Prefeitura imunizou 26.058 animais contra a doença e disponibilizou 10 mil doses para as cidade de Puerto Quijarro e Puerto Suarez.

 

O secretário de Saúde de Ladário, Cleber Coleone, a gerente técnica de Doenças Endêmicas da SES, Lívia Mello Maziero, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Larissa Domingues Castilho Arruda, e o gerente Estadual de Zoonoses, Paulo Mira Batista, também participam do encontro.

 

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Corumbá, Viviane Ametlla, a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Walquíria Arruda da Silva e diversos outros profissionais das Prefeituras de Corumbá e Ladário também participaram do trabalho.

Skip to content