Semana da Consciência Negra segue com intensa programação em Corumbá

A Prefeitura de Corumbá segue até o dia 28 com a programação da Semana da Consciência Negra. Já nesta terça, o público confere o Cinegritude, no Sesc, às 15 horas. A cargo da Gerência de Promoção da Igualdade Racial da Casa da Cidadania, ligada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, os eventos fazem parte de uma ação comemorativa do Dia Nacional de Zumbi.

 

Na quinta, 19, uma Oficina de Turbantes será oferecida ao público, a partir das 09 horas, na Escola Estadual Carlos de Castro Brasil. A atividade será realizada pelo Inst. Madê Korê Odara. No mesmo dia, às 14horas, acontece uma roda de Capoeira Inclusiva para melhor idade, no CRAS II– Guató que será ministrada pelo Instituto de Capoeira Cordão de Ouro . Já às 15 horas, será realizado o Beleza Negra Inter geracional, no CRAS I, bairro Centro América.

 

 

No dia 20, a partir das 08 horas, roda de Capoeira com a Oficina de Dança, no Centro Educacional Eunice Ajala , no bairro Vitória Régia.  Já às 18h, Encontro Estadual de capoeira do Grupo Libertos, na Escola Otacílio Faustino da Silva. E a partir das 20 horas, Seresta da Negritude, na Avenida General Rondon esquina com a rua Antônio Maria.

 

Dia 21, às 08 horas, Capoeira e reflexão da conjuntura negra no Brasil. A palestra contará com a presença do deputado estadual João Grandão. A atividade acontece na Escola Otacílio Faustino da Silva. A partir das 14h, no mesmo local, acontece o Batismo de Capoeira.

 

Ainda no dia 21, a partir das 15 horas, será realizada a palestra “De Zumbi ao MST na Luta pela Dignidade e pela Terra”, com a presença do deputado estadual João Grandão. A atividade acontece no Assentamento Taquaral .

 

No dia 22, às 08 horas, o público confere uma Roda de Capoeira que acontecerá na feira livre de domingo, na rua Ladário. Já no dia 25, a partir das 13 horas, acontece a palestra “Reconhecendo a Consciência Negra”, no CRAS IV– Aeroporto. Dia 26, às 17 horas, a mesma palestra acontece no CRAS – Praça CEU, no bairro Jardim dos Estados.

 

Dia 27, acontece às 19 horas, a Missa Afro, na Igreja Sagrado Coração de Jesus. E no dia 28, encerrando as comemorações da Semana da Consciência Negra, exposição João Candido Felisberto, Capoeira, Oficina de Dança e Contação de História, a partir das 08h, na Escola Municipal Isabel Correa.

 

No mesmo dia, 28, será realizada uma Oficina de Turbantes, a partir das 19 horas, na

Escola Estadual Julia Gonçalves Passarinho.

 

20 de novembro

 

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela presidenta Dilma Rousseff, por meio da Lei Federal nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo do Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

 

Para o prefeito Paulo Duarte, a realização dessa intensa programação ao longo da semana, é mais uma forma de conscientizar as pessoas em relação a qualquer tipo de preconceito, e que desenvolvimento de políticas públicas que incluam mulheres, negros, índios, são fundamentais.

 

O prefeito lembra que Corumbá desenvolve um trabalho sério nesta área, que tem permitindo “combater de forma incessante, o preconceito”. Para ele, 20 de novembro é uma data importante, “que tem a ver não só com Corumbá, mas com todo o Brasil, já que a maioria da população é de origem negra, o que é uma honra para todos nós”, ressaltou.

Skip to content