Em momento solene que contou com a presença de autoridades civis, militares e religiosas, a nova diretoria da Subseção da OAB/MS, sediada em Corumbá, foi empossada tendo como presidente o advogado e professor universitário Roberto Ajala Lins. Dos duzentos e três advogados que participaram do processo eleitoral ocorrido no final do ano passado, 103 optaram por Lins para comandar a instituição representativa da classe no município.
“Enxergo a Ordem como destinatário final de responsabilidades coletivas como defensora da ordem jurídica, da constitucionalidade das leis, dos direitos humanos e liberdades individuais. A OAB deve ter um papel de destaque na sociedade pelo seu histórico de luta porque é um centro de convergência das expectativas públicas, um organismos que, muitas vezes, torna-se o único padrinho das reivindicações sociais semeando a democracia e a igualdade na busca incessante pelo bem comum”, disse o novo presidente da OAB.
Roberto Lins afirmou que ser presidente da instituição foi um sonho acalentado por cerca de duas décadas. Ele destacou que além do papel social, a OAB traz em sua essência a luta pela classe do advogado que foi enfático ao dizer que é inadmissível que esse profissional tenha suas prerrogativas desrespeitadas no exercício profissional. “Prerrogativa não é favor, privilégio; é direito”.
Ainda no âmbito profissional, Lins pontuou a luta pela “valorização dos honorários advocatícios que devem ser a contraprestação justa pelo trabalho desenvolvido pelo advogado”, bem como aproveitou para mandar um recado àqueles que, porventura, esqueçam prática tão imprescindível na atuação profissional. “Advogados faltosos que denigrem e desonram a profissão, os processos éticos serão movimentados e os advogados responderão pelo atos ilegais cometidos”.
Quanto a um a de suas bandeiras de campanha, “trazer de volta a ESA com cursos e palestras”, Roberto Lins agradeceu e já anunciou curso próximo sobre o Novo Código de Processo Civil e disse. “No mundo do direito não existe verdades absolutas, oxigenar o entendimento como estudos, novos posicionamentos para entender as angústias e anseios de nosso povo nunca devem ser desprezadas”.
Presença parceira
Presente na solenidade, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte ouviu do novo presidente da OAB, que a instituição deve atuar na “vigilância cidadã da Administração Pública guiada pelo interesse público e independência”. E, contrapartida, Lins recebeu o posicionamento favorável do Chefe do Executivo sobre tal postura. “Queremos que a OAB esteja presente no processo eleitoral e pós, fiscalizando”.
Duarte afirmou que a luta contra corrupção tão propalada em nosso país tem que ser fazer diariamente e que a entidade de classe em questão tem sido personagem de destaque nesse caminhar. “Sou daqueles que acreditam, temos que ser verdadeiros, democracia não é só votar”, afirmou.
O prefeito também destacou o pioneirismo de Corumbá, que foi a primeira subseção da OAB no Estado, ao lembrar que, em 2018, a entidade completará 60 anos de presença no município pantaneiro. Além disso, Duarte enumerou várias conquistas recentes para os operadores do Direito.
“Tivemos avanços aqui em Corumbá: a começar pelo Fórum, a elevação da comarca de Corumbá para entrância especial, o exame da Ordem que é realizado aqui sem precisar que as pessoas viajem para outras cidades. Esses avanços vão continuar”, afirmou Paulo Duarte ao dizer que confia nas vindouras conquistas devido à postura apresentada pelo novo presidente Roberto Lins.
“Em seu pronunciamento ficou muito clara, a vontade em ser presidente da seccional aqui em Corumbá. Isso já é um grande diferencial. É certeza que vai dar certo porque a primeira coisa é que a pessoa esteja com vontade e determinação. Me identifico muito porque tinha essa vontade de ser prefeito e para isso larguei o cargo de deputado, o que muitos julgaram ser loucura. Sabia que ia ser difícil e ainda mais agora no momento que o país atravessa e, nesses momentos, é importante a junção de esforços nos quais a OAB tem papel imprescindível”, falou. “Nada se faz se não tiver vontade, garra e determinação”.
Conheça a diretoria a Subseção OAB-Corumbá
1 Presidente: ROBERTO AJALA LINS – OAB/MS 3 385
2 Vice-Presidente: Maria Carolina Scheeren do Valle – OAB/MS 10 549
3 Secretário-Geral: José Carlos dos Santos – OAB/MS 5 141
4 Secretária-Geral Adjunta: Lucia M B S Gomes da Silva – OAB/MS 13 486
5 Diretor Tesoureiro: Otavio Ferreira Neves Neto – OAB/MS 13 432
Conselheiros Titulares
1 Candelaria Lemos – OAB/MS 9 564
2 George Albert Fuentes de Oliveira – OAB/MS 13 319
3 José Armando Urdan – OAB/MS 5 322-B
4 José Paulo Martins Machado – OAB/MS 8 476
5 Manoel A. Vinagre Coelho Lima – OAB/MS 10 482
6 Marcelo Galharte – OAB/MS 6 414
7 Nelson da Costa Junior – OAB/MS 7 071-B
8 Roberto Rocha – OAB/MS 6 016-A
9 Ronaldo Faro Cavalcante – OAB/MS 4 505
10 Wilson Roberto Victorio dos Santos – OAB/MS 6 726
Conselheiros Suplentes
1 Antonio Fernando Cavalcante – OAB/MS 9 693
2 Armando Miranda Candia – OAB/MS 4 116
3 Carlos de Barros Rodrigues Leite – OAB/MS 949
4 Danilo Vargas Junior – OAB/MS 11 240
5 Gillielen Laura Alves Lobo Ruso – OAB/MS 14 499
6 Maha Ali Tarchichi Hamie – OAB/MS 13 023
7 Maria Auxiliadora Franca Benevides – OAB/MS 12 015
8 Nadia Maria Fuzeta Peres – OAB/MS 13 765
9 Vital Gonçalves Migueis – OAB/MS 11 234
10 Yvanise de Oliveira Campos – OAB/MS 6 199