Prefeitura realiza I Encontro de Gestão de Aventura Segura de Corumbá

Com o objetivo de estimular a adoção dos princípios e gerar as informações iniciais sobre qualificação e certificação da aventura segura para os empresários e profissionais que trabalham com o Ecoturismo e o Turismo de Aventura em Corumbá, a Prefeitura Municipal, através da Fundação de Turismo, junto ao SEBRAE e o COMTUR/Corumbá, realizaram o I Encontro de Gestão de Segurança no Turismo.

 

Durante o encontro que aconteceu nesta terça-feira (23) na Fundação de Turismo do Pantanal, o consultor especialista em aventura segura, Edmundo Dineli, esclareceu as dúvidas iniciais, apresentou as etapas a serem conquistadas, os desafios a serem superados e os investimentos necessários para os proprietários de empresas interessadas na implantação, normalização e certificação das empresas de ecoturismo e turismo de aventura, o que conferirá maior credibilidade do destino e das empresas junto ao seu cliente, o turista.

 

Gestão empresarial, sistema de gestão de segurança, competências mínimas do condutor, primeiros socorros e busca e salvamento foram as pautas previamente apresentadas para os cursos futuros no I encontro, junto as empresas do segmento de turismo de aventura e ecoturismo, pesca esportiva, agências receptivas e transportadoras turísticas.

 

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, “o momento é extremamente necessário e oportuno para Corumbá que receberá  a I Adventure Week Brazil – Bonito & Pantanal. Iniciaremos os treinamentos a partir de um modelo adequado ao desenvolvimento sustentável do segmento, sem expor os turistas a um perigo excessivo à sua segurança e integridade física, essa credibilidade para o setor é fundamental para consolidar o destino e gerar novos negócios para a cidade”.

 

Para a presidente do COMTUR/Conselho Municipal de Turismo de Corumbá, Joice Carla, a ação é o ponta pé inicial necessário para esclarecer sobre as necessidades do segmento de ecoturismo e turismo de aventura e assim iniciar os investimentos em normas e procedimentos que estabeleçam um padrão mínimo de qualidade para a prestação desses serviços turísticos em Corumbá”.

 

As empresas do setor perceberam a oportunidade de construir um diferencial competitivo e estão entusiasmadas em trabalhar na profissionalização e certificação do segmento através do Programa Aventura Segura, um modelo que dissemina conhecimentos, qualifica pessoas e empresas, subsidia a certificação de condutores e forma grupos de voluntários para busca e salvamento para melhor atender os turistas.

 

Participaram do evento as empresas: Joice Tur & Pesca, Pérola do Pantanal, Agência Zé Leôncio, El Shaday Adventure, Balneário Iracema, Barco-hotel Kalypso e Barco-hotel Celebridade. Estiveram presentes também os Parceiros Vanessa Leite, Gerente do SEBRAE/Oeste, e Philippe Fauguet Figueiredo, Analista de Ecoturismo e Turismo de Aventura do SEBRAE Nacional.

 

Turismo de Aventura

 

Segundo o Ministério do Turismo o conceito de Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo. Está relacionado à natureza e ao ecoturismo, praticado sob condições e risco calculado, adaptado ao entretenimento.

 

Embora aparentemente simples, o conceito de Turismo de Aventura traz em si diversos termos que quando não compreendidos integralmente podem levar a errôneos entendimentos relativos ao segmento, como os esportes radicais que incluem manobras arrojadas e controladas em ambientes naturais ou artificiais em meio urbano. 

Skip to content