Alunos se mobilizam e reativam a União Corumbaense de Estudantes

A União Corumbaense de Estudantes (UCE) foi reativada na cidade e já conta inclusive com uma diretoria provisória que já está trabalhando para readequar o estatuto da entidade, visando sua aprovação.

 

A reativação da UCE foi amplamente debatida na semana passada no auditório da Prefeitura de Corumbá pelos representantes dos grêmios estudantis da Rede Municipal de Ensino, das escolas estaduais, das escolas particulares, bem como de acadêmicos das universidades locais.

 

A reativação as UCE foi apontada por todos como de grande importância para o movimento estudantil, garantindo ampla divulgação e conscientização dos deveres e direitos da classe estudantil do Município.

 

A reunião contou também com presenças de professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da cidade, além de representantes das secretarias de Educação e da Assistência Social e Cidadania, por meio da Gerência de Políticas paaa a Juventude, e também do Conselho Municipal da Juventude.

 

Na plenária foi levantada a proposta de eleger entre os presente, a diretoria executiva provisória, com mandato de dois anos consecutivos, que terá a função de tomar frente dos trabalhos para a reativação da UCE. A proposta foi aprovada por aclamação. Foi estabelecido ainda que nenhum dos membros da diretoria executiva provisória poderá concorrer às eleições da UCE, na próxima gestão..

 

Outro tema tratado se refere ao estatuto da entidade que deverá ser readequado. Este assunto voltará ser debatido no dia 12 de abril, a partir das 8h30, na plenária marcada para o auditório da Prefeitura de Corumbá. Todo aluno regularmente matriculado em escola pública ou privada, bem como os acadêmicos, poderão participar do encontro.

 

Diretoria provisória

 

A diretoria provisória aprovada na reunião que decidiu pela reativação da UCE tem como presidente Hesley Santana Salustiano (acadêmico  de Pedagogia); vice-presidente, Eva Celia de Souza (estudante da Rede Municipal de Ensino); secretária geral, Renata Assunção Vieira (estudante da Rede Estadual de Ensino); primeiro secretário, Jhon Gabriel Santo (acadêmico de Administração); tesoureiro, João Pedro Moraes da Cruz (da Rede Estadual); diretora social de eventos, Luana Luiza Martins (da Reme); diretor cultural e esporte, Daniele Aparecida de Oliveira (da rede particular), e como presidente de honra, Jonathan França de Moraes, gerente de Políticas para a Juventude da Prefeitura.

 

“A reativação e reorganização da União Corumbaense de Estudantes vem em um momento de suma importância, pois é um momento em que todos e todas estão revendo seus valores, questionando seus deveres e direitos e se perguntando o que posso fazer para ajudar a mudar a sociedade onde vivo?”, explicou Hesley Santana.

 

“E cada estudante pode ser, dentro da sua casa, da sua sala de aula, da sua escola, da sua comunidade, uma referência para fomentar essa mudança, tendo como base principal a informação, uma vez que a atuação da UCE vai além das escolas. Para que possamos conseguir tudo aquilo que os estudantes anseiam, vamos buscar parcerias e atender as demandas” completou o presidente eleito.

 

Serviço: estudantes do Município que desejarem maiores informações sobre a nova União Corumbaense de Estudantes, podem entrar em contato pelo telefone 9964-9020.

Skip to content