No Dia Mundial da Educação, Corumbá comemora importantes avanços na Reme

Nesta quinta-feira, 28 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Educação e entre as muitas conquistas para a Rede Municipal de Ensino de Corumbá, destaca-se a climatização de todas as unidades de ensino da Reme na zona urbana, processo iniciado pelo prefeito Paulo Duarte em 2014 e que beneficiou 16 escolas e 12 Centros de Educação Infantil.

 

Atualmente são 15.233 alunos matriculados nas 40 unidades escolares do Município e todos já receberam os uniformes para o ano letivo 2016. De acordo com a secretaria municipal de Educação, Roseane Limoeiro, nestes últimos três anos é possível destacar também a participação efetiva dos alunos e dos pais no cotidiano escolar, o que proporcionou a elaboração do Plano Municipal da Educação.

 

“Hoje contamos com a participação efetiva dos alunos nos grêmios, no conselho de classe participativo. Os pais também tem participado do conselho municipal antidrogas e no plano municipal de educação, onde eles tiveram uma participação maciça, e com isso hoje ele é referência no Estado. Inclusive temos recebido muitos pedidos de outras cidades para encaminhemos o modelo do nosso plano”, afirmou Roseane.

 

Ainda segundo a secretária, a procura pela Educação Infantil na Rede Municipal aumentou significativamente nos últimos três anos. “Tivemos um crescimento considerável na procura por nossas creches, por conta principalmente da melhora nos espaços infantis, além de uma alimentação balanceada e professores capacitados. Hoje a educação infantil não só cuida como também educa”.

 

Em 2010, segundo dados do Censo Escolar, eram atendidas 2.840 crianças de zero a cinco anos nos CEIS. Hoje são 3.350 crianças nessa faixa etária, isso graças à construção e entrega de dois Centro Municipais de Educação Infantil (Hélia da Costa Reis e Eunice Ajala Rocha) e a reforma e ampliação de outras três unidades: Maria Candelária, Valódia Serra e Ana Gonçalves.

 

Na atual administração, a educação integral também teve um avanço considerável. De quatro escolas em 2012, hoje são 10 unidades (entre urbanas e rurais), que além de ampliar a jornada escolar por oito horas, amplia a quantidade de atividades culturais e desportivas integradas ao currículo escolar, ao mesmo tempo que oferece ao aluno um atendimento diferenciado através de uma tutoria.

 

O município também reformou completamente a Escola Municipal Rural Pólo Monte Azul, processo que beneficiará também a Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança, na chamada região das águas. “A Educação possuiu impacto em todas as áreas de nossa vida. Por meio da Educação com qualidade, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural”, completou Roseane.  

Skip to content