Prefeitura repassa recursos para impulsionar serviços na APAE em Corumbá

A Prefeitura de Corumbá firmou termo aditivo na manhã desta quarta-feira, 04 de maio, com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que vai permitir impulsionar ainda mais o Centro Especializado em Reabilitação (CER). A formalização entre a Prefeitura, sob interveniência da Secretaria de Saúde, e a instituição, assegurou rapasse de R$ 499.737,52, para viabilizar e aprimorar o atendimento ambulatorial na atenção especializada à saúde, às pessoas com deficiência física e intelectual, incluindo os cuidados com as pessoas ostomizadas.

 

A APAE integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) desde o início de 2015, quando foi habilitada como Centro Especializado em Reabilitação (CER II), por meio da Portaria do Ministério da Saúde de número 1.027, de 8 de outubro de 2014, após 12 anos de espera.

 

Para o prefeito Paulo Duarte, o trabalho desenvolvido pela APAE é de extrema importância, tanto que trabalhou de forma incessante para que a instituição fosse habilitada como Centro Especializado em Reabilitação (CER). Na época, foi firmado um termo garantindo repasse mensal de R$ 140 mil à instituição.

 

“Esse atendimento que a APAE presta não só às suas crianças, mas também aos adultos e jovens que moram na sua área, e às pessoas que são encaminhadas pela nossa Rede de Saúde, é muito importante. Por isso solicitamos ao Ministério da Saúde um recurso adicional que hoje, finalmente, está sendo repassado, para que possamos melhorar esses atendimentos de reabilitação aos pacientes”, pontuou o prefeito.

 

A partir da habilitação da APAE como Centro Especializado de Reabilitação na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, está atuando com eficiência e eficáci, na assistência integral à saúde e humanização do atendimento da pessoa com deficiência física ou intelectual, e com transtorno de Espectro Autista.

 

Para o presidente da APAE de Corumbá, Manoel Ferreira dos Santos, o recurso chegou em boa hora, “afinal estamos trabalhando e buscando sempre dar o melhor para essas pessoas”, disse. “Hoje contamos com uma equipe multidisciplinar de saúde, assistência integral à saúde da pessoa com deficiência física ou intelectual, atendimento ambulatorial e retaguarda para programas especiais do SUS”, completou Manoel.

 

O ato contou com as presenças da secretária de Saúde, Desiane Silva, além dos diretores da APAE, Milton Carlos de Melo (Administrativo) e Marco Antônio Freire de Barros (Financeiro).

 

O CER atua de forma sistêmica, buscando minimizar os custos operacionais com o envolvimento de todo o seu corpo gerencial e profissional, através de ações conjuntas e planejadas com a finalidade de maximizar sua receita, dando suporte e equilíbrio econômico/financeiro para instituição APAE.

Skip to content