Ação alusiva ao Dia do Voluntário levou alegria a pacientes da Santa Casa

Em alusão do Dia Nacional do Voluntário, comemorado no dia 28 de agosto, as Secretarias Municipais de Saúde e Educação realizaram atividade na Santa Casa, destacando a importância do serviço voluntário. A ação aconteceu na manhã de sábado, 26 de agosto, e teve como objetivo levar alegria aos pacientes e suas famílias. Também participaram da iniciativa representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, além de estudantes da Escola Estadual Gabriel Vandoni de Barros.

 

“É muito importante você chegar e fazer a diferença. No hospital, fizemos um dia de alegria com os pacientes e tivemos uma receptividade muito boa”, afirmou Rosemary Metran, responsável pelo Núcleo de Educação em Saúde do Município. Para ela, o trabalho voluntário é importante para a sociedade porque a visão desenvolvida por essas pessoas é renovadora. “Essa visão cria exemplos e contagia com ótimas iniciativas. Temos hoje o ‘Médico sem fronteiras’, a ‘Cruz Vermelha’, e outros voluntários que fazem trabalhos sozinhos. O ‘Dr. Alegria’ é um exemplo para nós e por isso resolvemos fazer essa atividade no hospital”, completou.

 

Rosemary lembrou que o trabalho voluntário não envolve apenas o setor de saúde, mas todas as áreas que permeiam a sociedade. “Queremos chamar a atenção para esse trabalho que já é regulamentado por lei no Brasil e que é uma atividade altruísta e de iniciativa, de ânimo. A pessoa que quer fazer voluntariado tem o desejo de ajudar, vai lá e faz”, disse Rosemary.

 

Ela explicou que em Corumbá, quem desejar realizar atividade voluntária junto ao Município pode procurar orientação por meio dos responsáveis pelas secretarias. “É necessário que a pessoa chegue até a Prefeitura e procure as Secretarias porque há profissionais com dons como educadores, que querem fazer trabalho voluntário na área de educação, como também há pessoas com conhecimentos específicos na área da saúde e querem desenvolver atividade nesse setor. Esses voluntários devem procurar as secretarias para conversar com os gestores a fim de formar parcerias”, explicou Rosemary.

 

A atividade voluntária foi regulamentada no Brasil pela Lei do Serviço Voluntário, Nº 9.608/1998, alterada pela Lei Nº 13.297, de 16 de junho de 2016, que informa que esse tipo de serviço diz respeito à atividade não remunerada prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza ou à instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.

 

A ONU estabeleceu oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no tocante ao trabalho do voluntariado. As ações a serem estimuladas devem ter como finalidades erradicação da extrema pobreza e fome; universalização do ensino básico; promoção da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres; redução da mortalidade infantil; melhoria da saúde materna; combate ao HIV/AIDS, malária e outras doenças; garantia da sustentabilidade ambiental; e estabelecimento de parceria mundial para o desenvolvimento.

Skip to content