VI Fegasa inicia atividades com inscrições para Circuito Gastronômico

Corumbá será apresentada ao melhor da culinária pantaneira neste mês de novembro. Pratos saborosos com ingredientes regionais estarão disponíveis para degustação dos frequentadores de empresas do setor de alimentos. É o Circuito Gastronômico do VI Festival Gastronômico Sabores das Américas (Fegasa) que vai envolver restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e food trucks durante 12 dias, oferecendo aos clientes cardápio com iguaria especial. O circuito acontece de 17 a 28 de novembro e está com inscrições abertas até às 16 horas dessa sexta-feira, 10 de novembro.

 

“O Circuito foi uma maneira de inserirmos mais os empreendimentos do setor de alimentação fora do lar dentro do Fegasa e de também movimentá-los mais, oferecendo mais visibilidade a eles”, afirmou Viviane de Arruda Neves, gerente de programas de desenvolvimento de turismo da Fundação de Turismo do Pantanal. As inscrições para o Circuito Gastronômico devem ser realizadas na sede da Fundação de Turismo do Pantanal, localizada à Rua Domingos Sahib, 570 – Porto Geral.

 

De acordo com o edital do concurso, publicado do Diário Oficial de Corumbá no dia 08 de novembro, o objetivo é o aprimoramento das técnicas gastronômicas, fomento à utilização dos ingredientes locais e o incentivo à competitividade, fazendo a avaliação do sabor e da apresentação dos pratos inscritos pelos estabelecimentos comerciais participantes. Os cozinheiros terão total liberdade de criação de suas receitas, sendo obrigatória a inclusão na receita criada de no mínimo um insumo que seja componente característico da culinária pantaneira.

 

A avaliação dos pratos terá participação popular e profissional. No período do concurso, os clientes vão conseguir identificar as empresas que estão participando do Circuito Gastronômico e solicitar, se desejarem, o prato especial. A comida pode ser vendida ao preço entre R$ 20,00 a R$ 30,00 e cada estabelecimento receberá 50 fichas de avaliação. Depois da degustação, o cliente poderá avaliar o prato e depositar a ficha em uma urna disponibilizada pela organização do evento.

 

Já o júri técnico será composto por cinco pessoas: 2 chefs de cozinha, um jornalista, um representante da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico e um membro do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo). O júri avaliará os pratos no dia 30 de novembro, às 15h30, na Arena Gastronômica. Os itens analisados serão harmonia de sabor e textura, criatividade, técnica utilizada e apresentação do prato (estética). Os três primeiros colocados receberão troféu e prêmio.

 

“O Fegasa é um evento que valoriza nossa cultura gastronômica e onde há troca de experiência entre os chefs de cozinha – este ano teremos um chef local – junto com os restaurantes, a dona de casa, com quem já tem um pouco do saber, e com os curiosos. Essa valorização do nosso ingrediente local acaba agregando um pouco mais de valor à nossa oferta turística e à nossa culinária pantaneira”, afirmou Viviane Neves.

 

O VI Festival Gastronômico Sabores das Américas será realizado de 29 de novembro a 2 de dezembro com vários chefs de cozinha que vão oferecer oficinas, palestras e rodas de conversa com interessados no setor. A edição do Fegasa em 2017 virá com novidades, incluindo jantar beneficente e o Concurso Mestre Pantaneiro.

Skip to content