Conferência debate proteção integral das crianças e dos adolescentes

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promovem nesta sexta-feira, 26 de outubro, a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

O evento reuniu jovens, a maioria estudantes da rede pública de ensino, e representantes de diversas entidades ligadas ao tema. O auditório do Sindicato Rural de Corumbá ficou lotado para a abertura da Conferência. O prefeito Marcelo Iunes foi representado pela secretária municipal de Assistência Social, Glaucia Antonia Fonseca dos Santos Iunes.

 

“É muito importantes estarmos aqui, o Poder Público, o Judiciário e todas as entidades que trabalham com crianças e adolescentes, mas é mais importante ainda a presença dos nossos jovens. Precisamos saber o que vocês esperam, o que vocês querem. É dentro do que vocês apresentarem que nós vamos construir juntos”, afirmou a secretária.

 

“Nós da Prefeitura de Corumbá ficamos muito felizes, agradecidos por essa oportunidade de diálogo. Vocês, jovens, podem realizar muito pela nossa cidade, nosso Estado, nosso País. Não estamos aqui só para falar, mas principalmente para ouvir vocês”, completou Glaucia Iunes.

 

A presidente do CMDCA, Adelma Galeano, destacou a importância do tema “Proteção Integral: Diversidade e Enfrentamento das Violências” e pontuou que é função do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente atuar na defesa das crianças e jovens da cidade. Completaram a mesa de autoridades o juiz Maurício Miglioranzi e a representante da APAE, Kassilene Solares Aguilera.

 

A X Conferência Municipal prossegue durante toda a sexta-feira. Pela manhã, o magistrado palestrou sobre o tema “Enfrentamento das Violências”. Em seguida, a representante do Moinho Cultural, Monica Barbosa Macedo, palestrou sobre “Orçamento e Financiamento das Políticas para a Crianças e Adolescentes”.

 

Ainda no período matutino, a psicóloga Cristiane Ligier apresentou a “Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes”, enquanto o representante da APAE, Milton Carlos de Melo, falou sobre “Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescente”.

 

No período da tarde acontecem a elaboração e a votação das propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual e também a escolha dos delegados que vão representar a cidade no evento que reúne delegados de todo o Mato Grosso do Sul.

Skip to content