Consultório na Rua atende Projeto Cerdas

No dia 28 de março, a equipe do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde de Corumbá, atendeu cerca de 20 pessoas que participam do projeto Cerda (Centro de Recuperação Evangélico Deus é Amor), na ocasião também foi realizada uma atividade educativa sobre abuso sexual infantil. A ação no Projeto Cerda é resultado de uma parceria que prevê visitas mensalmente.


Além do projeto, a equipe multiprofissional formada por enfermeiro, psicólogo e agentes sociais, atendem cerca de 110 pessoas em situação de rua por mês, e conta com 160 cadastrados.


Para evitar barreiras que os desestimulem a buscar uma unidade de saúde, a equipe atende por demanda espontânea, sem necessidade de agendar um horário. A coordenadora do programa Letícia Benites, explica que leva tempo para criar para vínculo com a população e convencê-la da importância do atendimento. “Construir um vínculo coma população de rua é fundamental para que eles entendam a importância de se cuidar, este vínculo é construído por meio do diálogo, dos cuidados e da escuta atenta das demandas existentes”.


Para o Secretário de Saúde, Rogério Leite, a atuação nas ruas é fundamental para a eficácia do Programa, O objetivo é oferecer serviços de saúde a pessoas em situação de rua, além da educação em saúde como estratégia na redução de danos”.


O Prefeito, Marcelo Iunes, ressalta a importância do Programa “A equipe do Programa trabalha constantemente para realizar um trabalho humano, significativo e efetivo, no cuidado às pessoas em situação de rua”.


O Consultório na Rua, é um programa da Atenção Básica de Saúde, que visa ampliar o acesso da população em situação ou trajetória de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Skip to content