Comemorando o dia do consumidor, o Procon ofereceu um café da manhã para os consumidores que procuravam o local buscando uma solução para os seus problemas.
A aposentada, Maria Teresinha de Pinho, foi logo cedo ao Procon para resolver seu problema e ficou muito feliz com a surpresa que a esperava.
“É tão bom ser recebida com um café da manhã desses, pois a gente chega aqui cheia de problema, com a cabeça a mil por hora e vê uma mesa bonita dessa, até alivia um pouco a nossa preocupação”, disse Teresinha que foi buscar atendimento por uma cobrança indevida numa fatura.
De acordo com o diretor-executivo da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) Vital Gonçalves Miguéis, como é comum em todas unidades este mês revelamos os ranking de fornecedores no atendimento/reclamação de 2018.
“Todos os anos divulgamos qual foi à empresa que recebeu maior índice de reclamação, em anos anteriores tínhamos sempre a empresa de telefonia como recordista, mas no ano passado tivemos um problema com a empresa de saneamento, que estava cobrando uma tarifa mínima de dez metros cúbicos dos consumidores, independente de quanto eles consumissem, mas como foi criada uma lei municipal, na qual a empresa deve cobrar o real consumo da população, agora esse empasse está sendo decidido judicialmente porque a empresa alega ter o direito de cobrar essa taxa mínima”, explicou Vital.
Segundo o ranking divulgado a empresa de saneamento de Mato Grosso do Sul S.A. teve 89 ocorrências, em segundo lugar ficou a empresa Oi S.A. com 58 reclamações e em terceiro lugar ficou a Energisa Mato Grosso do Sul distribuidora de energia com 51 queixas.
Em 2018, no Procon foram realizados 3.043 atendimentos, sendo feitas 569 audiências. Já em 2019 até o dia 14 de marco foram feitas 770 atendimentos e 132 audiências, sendo que desses 770 atendimentos, 179 foram da Energisa.
“Já este ano se continuarmos nesse fluxo de reclamações, ano que vem teremos a Energisa como líder nesse ranking. E de todas as reclamações que recebemos sempre são os moradores alegando um aumento abusivo no valor da conta e esse aumento se deve aos impostos que também tiveram uma alta. A única brecha que encontramos para notificar a empresa foi que ao realizar a troca dos medidores ela devia ter informado à população que essa troca seria feita, mas isso aparentemente não foi feito e nisso que estamos notificando a empresa”, esclareceu o diretor-executivo lembrando que o “consumidor também deve ficar atento ao ciclo de fechamento da sua fatura e se houver diferença nisso procurem fazer uma perícia”.
O Procon atende de segunda-feira à sexta-feira, das 07h30 às 13h30, a Rua 7 de Setembro, 322.