Assistência Social participa de apresentação do Grupo Reflexivo: Paralelas Construindo Caminhos

No dia 26 de agosto, a Secretária de Assistência Social e Cidadania de Corumbá, Amanda Balancieri Iunes participou da apresentação do Grupo Reflexivo: Paralelas Construindo Caminhos.

O Projeto Paralelas é uma iniciativa do Ministério Público Estadual, com foco no  agressor, possibilitando, por meio de cursos e palestras com psicólogos e assistentes sociais, que ele tenha um espaço para reflexão com o objetivo de modificar o seu padrão de comportamento.

Durante a abertura Amanda Iunes, reiterou a importância do tema “O município é parceiro deste projeto, o enfrentamento a violência contra a mulher é uma das prioridades da nossa pasta. Em 2019, quando instituímos a Patrulha Maria da Penha sabíamos que haveria um aumento de registro de casos devido à implantação do serviço e com a pandemia, como o agressor estava em sua residência e os casos continuaram em ascendência. Hoje temos 240 guardas municipais capacitados, para lidar com o tema e são 10 Guardas atuantes na Patrulha Maria da Penha sob a responsabilidade de uma mulher”.

“Temos também o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), que realiza um serviço efetivo, prestando todo apoio, acolhida, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de violência. Neste local também são realizados os encaminhamentos necessários, para que a mulher quebre o ciclo de violência, através de parcerias das nossas secretarias de saúde, educação e serviços da Assistência Social como os Cras para garantia de direitos e Creas para atendimento dos filhos que presenciaram a violência no lar”.

“A Secretaria de Assistência também conta com a Gerência da Mulher, na qual possibilita lever políticas públicas e garantias de direitos, como por exemplo a implementação da Lei do X Vermelho que leva a empresas e comércios a serem portas de entrada para pedido de ajuda através do X vermelho na mão, e o “Pro Mulher” que garante a mulher qualificação profissional e possibilidade de entrada no mercado de trabalho dentre outras políticas públicas que estamos trabalhando” completou a Secretária.

O Promotor de Justiça Titular da 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Corumbá, Pedro de Oliveira Magalhães; ressaltou a participação do Executivo Municipal, em Corumbá temos a felicidade em ter politicas públicas municipais efetivas, aqui a rede de apoio funciona. Resultado de um trabalho efetivo do município, com parceria da Polícia Militar e o Ministério Público”.

A Assistente Social do Ministério Público, Wanessa da Conceição Teixeira; e a Professora da UFMS Maria Angélica Birolli apresentaram um panorama do trabalho, que tem como finalidade de reduzir os casos de violência doméstica e familiar por meio da responsabilização do agressor, uma medida protetiva a mais, que está disponível para a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.

Participou do evento a Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Letícia Raquel Lopes Ramos; o Secretário de Segurança Pública, Tenente Coronel César Freitas Duarte e a Delegada da Mulher, Camila Gerardi Barbosa.

Skip to content