Caravana do Esporte e das Artes abre ação que vai beneficiar 2 mil alunos da REME

As atividades da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes tiveram início nesta terça-feira, 30 de agosto, no complexo do esportivo do Centro Múltiplo Lucílio de Medeiros. O prefeito Marcelo Iunes participou da abertura acompanhado pela primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.

Até o dia 1º de setembro, cerca de 2 mil alunos da rede municipal de ensino de Corumbá e crianças atendidas pela APAE vão participar de brincadeiras, jogos e atividades artísticas proporcionadas na Caravana do Esporte e na Caravana das Artes.

Foto: Clóvis Neto/PMC

É com grande satisfação que recebemos aqui em Corumbá a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes. Importantes projetos de mobilização social que reforçam o direito das crianças ao esporte, ao lazer, à educação e à cultura. Nestes três dias, a Caravana vai propor ações educacionais voltadas para estudantes e profissionais das áreas da Educação, do Esporte, da Cultural e da Assistência da nossa cidade. As ações aqui propostas vão qualificar a prática esportiva nas escolas e o acesso a diferentes linguagens artísticas”, disse o prefeito Marcelo Iunes na solenidade de abertura do evento.

Aqui em Corumbá, a Prefeitura tem compromisso com a inclusão pelo esporte e pela cultura e, através destes dois importantes setores, construir políticas públicas em prol da população, principalmente de nossas crianças e adolescentes”, afirmou o chefe do Executivo Municipal destacando dois importantes programas da Prefeitura, de incentivo ao esporte e cultura, ‘que são o Geração Olímpica’ e a ‘Bolsa Auxílio à Produção Cultural’.

A secretária de Assistência Social, Amanda Iunes, enfatizou que o Município trabalha fortemente e “de maneira conjunta a cultura, o esporte e a educação” nas ações da pasta. “Temos um programa, no nosso município, que é o Programa Criança Feliz – Primeira Infância, que é referência no Brasil. Corumbá tem todo esse segmento trabalhando as ações e sabemos da importância do desenvolvimento da criança nessa fase. E, trocando essa experiência de vocês, vamos ampliar o nosso alcance”, disse.

Coordenador pedagógico da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes, Alexandre Arena, agradeceu o apoio da Prefeitura para o retorno do projeto a Corumbá. A Caravana esteve na cidade em 2012. “Muito obrigado, prefeito Marcelo, por nos receberem tão carinhosamente; por abrir espaço e nos ajudar a montar esta arena bonita. Também por nos ouvir, por ouvir a questão da neurodiversidade, ouvir a Apae. O que estamos fazendo aqui é a celebração da vida. Acho que o sentido maior de tudo isso é a gente viver melhor”.

Foto: Clóvis Neto/PMC

Além do atendimento às crianças, a Caravana também promove a formação de professores de redes públicas em Pedagogia do Esporte Educacional, com o objetivo de qualificar a prática esportiva nas escolas e o acesso a diferentes linguagens artísticas.

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes têm patrocínios do Instituto Cultural Vale, Otis, Usiminas, Aché, Rede e Eternit, para a Caravana das Artes, e patrocínios da VALE, Mastercard e Unilever, para a Caravana do Esporte. As ações são registradas em documentários exibidos pelo Canal Sol Brasil – plataforma de streaming SOUL TV e pelo YouTube do Instituto Mpumalanga.

Também participaram da cerimônia de abertura, o secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu; o diretor-presidente da Funec, Luciano Silva de Oliveira; o diretor-presidente da Fundação da Cultura, Joilson Cruz; o vereador Allex Dellas (representando a Câmara Municipal); o vereador Samyr Qualhada; o presidente da Apae, Manoel Santos a presidente do CMDCA, Adriana Loureiro; Heloisa Leone (InstitutoMpumalanga); a medalhista olímpica Erika Coimbra; Lia Sophia (psicóloga, musicista e ativista); Priscila Ilha Rocha (neuropsicopedagoga, especialista em transtornos do desenvolvimento) e Camila Ribeiro (pedagoga, especialista em educação inclusiva).

Caravana do Esporte e Caravana das Artes

30/08 a 01/09/2022 | Horário: das 08h às 17h

*30/08 a 01/09 – Formação de Professores- 08h às 11h e das 14h às 17h.

Local: E.E. Dr. João Leite de Barros – Rua Cabral, 761 – Centro

Cursos:

Pedagogia do Esporte Educacional

Metodologia Viva com Arte

*31/08 – Crianças neuroatípicas e inclusão escolar- Diálogos Caravana com professores e gestores.

Horários: Manhã- 08h às 09h30 e Tarde -14h às 15h30.

Local- Tenda das Caravanas | Palestras com:

Adriana Saldanha – diretora do Instituto Mpumalanga

Priscila Ilha Rocha – Neuropsicopedagoga, especialista em transtornos do desenvolvimento

Camila Ribeiro – Pedagoga, especialista em educação inclusiva

Lia Sophia – Psicóloga, musicista e ativista

Erika Coimbra – Medalhista olímpica, ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei

Apresentação musical com o personagem Ice Dog

*01/09 – 16h30 – Cerimônia de encerramento da etapa Corumbá

Local- Tenda das Caravanas

Skip to content