Outubro Rosa: ‘Momento Mulher’ aborda importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o ‘Momento Mulher’ discutiu a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero. Realizada nesta quarta-feira, 26 de outubro, no auditório do Paço Municipal, a ação integrou as atividades da campanha do ‘Outubro Rosa’.

O prefeito Marcelo Iunes acompanhou o evento e destacou que o Executivo Municipal trabalha para garantir os direitos das mulheres. “A Prefeitura tem feito investimento em todas as áreas, principalmente na prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Temos investimentos na saúde, educação, assistência social para as mulheres. Temos a Gerência de Políticas Públicas para as Mulheres com autonomia para a gerente fazer um trabalho voltado para as mulheres em Corumbá. Ainda há muito por ser feito e peço aqui aos nossos colaboradores, em especial aos secretários e secretárias, que dobrem o serviço voltado às mulheres. A Prefeitura, o Poder Executivo está de ´portas abertas a todas vocês. Estamos imbuídos em fazer uma gestão voltada às mulheres”, afirmou Iunes.

A secretária Municipal de Saúde, Beatriz Assad, afirmou que a atividade da manhã desta quinta-feira mostrou que é necessário conversar abertamente sobre a prevenção de doenças. “É uma conversa importantíssima no nosso dia a dia. Eu acredito na prevenção. Foi um bate-papo sobre nos prevenirmos, sobre vencer. Agradeço a presença de todas vocês que se disponibilizaram a bater esse papo conosco sobre prevenção”, disse. “Precisamos conversar sobre câncer de mama e de colo de útero no nosso dia a dia, sem tabus, sem preconceito”, completou.

O ‘Momento Mulher’ contou com orientações da médica especialista em saúde da família, Ruth Andrea Dotta Miranda, e relatos de pacientes que enfrentaram a câncer de mama e de colo de útero. Participaram da ação a presidente da Associação dos Pacientes, Amigos e Cuidadores Oncológicos de Corumbá, Ladário e região (APACON), Luciana Cândia, e a representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá (RFCCC), Marilda Lara. A secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, a gerente de Políticas Públicas da Terceira Idade e Inclusão Social, Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim, e a secretária adjunta de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, também acompanharam o evento.

Outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce  do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990,  quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa —  foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos  participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York  (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de  compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de  mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade  pela doença.

Skip to content