A Prefeitura de Corumbá e a Marinha do Brasil iniciam no sábado, 02 de julho, mais uma edição do programa social Povo das Águas, que está permitindo levar os mais diferentes tipos de serviços à população ribeirinha. Esta será quarta edição do ano e a ação acontece na região do Taquari, em pleno Pantanal corumbaense.
O embarque da equipe aconteceu na manhã desta sexta-feira, 01 de julho, no porto do 6º Distrito Naval de Ladário, e a ação acontece com apoio do Navio Hospitalar Tenente Maximiano.
A ação será desenvolvida até o dia 06 de junho e o primeiro atendimento será no sábado, 02, nos portos 7 Irmãos, Buritizal e também do Sr. Paulo Amaro, voltado para as famílias residentes nas regiões do Rio Negro, Corixão e Cedrinho, no período das 09 às 12 horas.
No dia 03, a ação acontece no Porto Sairú, para a comunidade da Colônia Bracinho, e no Porto Figueira, para as famílias da Colônia São Domingos, das 09 às 13 horas.
No dia 04, segunda-feira, o atendimento acontece no Porto Sagrado, das 08 às 13 horas, para as famílias da Colônia São Domingo. No dia 05, o atendimento será no Porto Santa Ana, para a comunidade da Colônia Cedro, das 09 às 13 horas. O retorno a Corumbá será no dia 06, quarta-feira.
Parceria
O programa é desenvolvido pelo Município com apoio da Marinha do Brasil, como parte de um Termo de Parceria para a realização de ações de assistência social à população ribeirinha, firmado no início de março pelo prefeito Paulo Duarte, com o comandante do 6º Distrito, contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar.
A ação está permitindo levar atendimento médico, social e educacional às famílias que residem em áreas de difícil acesso do Pantanal, com apoio logístico do Navio de Assistência Hospitalar “NAsH Tenente Maximiano”, para o transporte de equipe multiprofissional, insumos, materiais, equipamentos, vacinas e medicamentos de assistência hospitalar e odontológicos, necessários à execução das ações de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável promovido pelo programa, além do emprego de profissionais de Saúde do Hospital Naval de Ladário, com a finalidade de alcançar moradores das regiões ribeirinhas.
O Programa Povo das Águas conta com as participações de profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Produção Rural, Meio Ambiente e da Defesa Civil.