Com mais de 11 mil ocorrências atendidas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Corumbá (SAMU) completa nesta sexta-feira, 04 de março, o seu quinto ano de funcionamento na região pantaneira, prestando serviço não só a população corumbaense, mas também aos ladarenses.
E a data foi lembrada na manhã de hoje, durante um ato na sede do órgão, localizado na Avenida Nossa Senhora da Candelária, em uma área localizada junto ao Corpo de Bombeiros. O prefeito Paulo Duarte participou do evento, juntamente com a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Na oportunidade o prefeito anunciou a aquisição de um novo veículo para o órgão, uma viatura básica, cujo processo licitatório será iniciado já na próxima semana. “Será mais uma ambulância para reforçar ainda mais o atendimento que o SAMU realiza em nossa região”, disse Duarte, salientando que continuará investindo nas prioridades, melhorando cada vez mais os serviços prestados à população. “A saúde é uma das prioridades na nossa administração e o trabalho desenvolvido pelas equipes do SAMU, é de extrema importância para todos”, reforçou.
O SAMU foi implantado na cidade em 04 de março de 2011 e está sob a coordenação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Corumbá, em parceria com os governos do Estado e Federal, que possibilitou a vinda de ambulâncias especializadas e capacitação de profissionais para socorrer vítimas de acidentes no trânsito, mal súbitos ou ferimentos graves, e outros tipos de ocorrências.
O serviço beneficia a população da zona urbana e rural de Corumbá e de Ladário. As ocorrências são atendidas pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiros e, em 2013, o atendimento ganhou uma central de regulação que passou a controlar os serviços executado pelo SAMU.
Também em 2013 o Governo do Estado entregou o prédio do SAMU que passou a funcionar em sua nova sede em 2014, após a Prefeitura adquirir todo mobiliário, juntamente com novos uniformes para os 32 profissionais que compõem a equipe atual.
De acordo com o coordenador municipal do SAMU, médico Riad Ali Hamie, duas ambulâncias estão à disposição da população hoje, uma com suporte básico, que é composto por um socorrista e um técnico de enfermagem, e a outra com suporte avançado, que tem um socorrista, uma enfermeira e um médico.
“Hoje temos duas equipes trabalhando 24 horas direto, fazendo uma troca de plantão diariamente”, explica Riad. São nove médicos, todos preparados para dar o atendimento pré-hospitalar, além de 10 enfermeiros e 13 técnicos de enfermagem. “Estes profissionais são responsáveis por realizar um atendimento específico para cada caso, o transporte correto dos pacientes, e o encaminhamento para o local certo”, observou.
Riad fez um balanço dos cinco anos e afirmou que, “nesse período, quem mais ganhou foi à população. Temos salvado mais vidas, temos amenizado muito sofrimento e muita dor. A nossa estrutura melhorou muito, afinal hoje temos tudo que é preciso para socorrer, desde um acidente simples até uma ocorrência mais grave”.
A meta do coordenador do SAMU é realizar também um trabalho preventivo com “palestras para que as pessoas saibam como agir em caso de acidente. Afinal, o essencial para se salvar uma vida são os primeiros atendimentos”.
Números
Levantamentos da central de regulação em 2013, ano em que foi implantada, mostram 3.446 atendimentos em Corumbá e Ladário. Em Corumbá, o mês campeão foi maio com 231 ocorrências atendidas pela unidade de suporte básico, e 161 em dezembro realizadas pela unidade de suporte avançado. Já em Ladário foram 42 atendimentos no mês de agosto, pela unidade de suporte básico, e 23 realizados pela unidade de suporte avançado.
Em 2014 o número subiu para 4.159, sendo 238 atendimentos realizados pela unidade de suporte básico, em dezembro, e 219 pela unidade de suporte avançado no mês de março, em Corumbá. Já Ladário teve 42 atendimentos nos meses de agosto e outubro, realizados pela unidade de suporte básico e 32 pela unidade de suporte avançado no mês de março.
Em 2015, ocorreu uma queda de 93 atendimentos. No total foram 4.066 realizados nas duas cidades e regiões vizinhas. Corumbá teve 225 atendimentos no mês de novembro realizados pela unidade de suporte básico, e 137 realizados pela unidade de suporte avançado no mês de julho. Já Ladário teve 125 atendimentos em fevereiro, realizados pela unidade de suporte básico, e 21 realizados pela unidade de suporte avançado, no mês de maio.
Riad ainda lembra que é importante que as pessoas não passem trote, pois o tempo que eles perdem indo atender uma chamada falsa, poderia estar salvando uma vida. Explica que o serviço prestado pelo SAMU é de urgência e emergência. “Prestamos o socorro para a população, não realizamos o transporte deles. Muitas pessoas não entendem isso e acabam nos cobrando para que os levemos de volta à sua casa, e isso não é nosso serviço”.