Corumbá participa de Congresso de Turismo de Mercocidades em Curitiba

Corumbá participou esta semana do 9º Congresso de Turismo das Mercocidades, realizado nos dias 16 e 17 em Curitiba (PR) com o tema “Turismo sem fronteiras para o próximo quinquênio (2016-2021)”. O evento aconteceu no auditório da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR) e marcou o início das atividades do Instituto de Turismo das Mercocidades (ITM), criado oficialmente em junho deste ano, em Foz do Iguaçu, durante reunião da Rede Mercocidades.

 

No encontro, a cidade corumbaense foi representada pela diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, que teve a oportunidade de debater estratégias de planejamento e desenvolvimento para os destinos turísticos da região do Mercosul e cidades associadas de outros países da América do Sul.

 

Os debates giraram em torno do projeto regional “Turismo sem Fronteiras” como estratégia para otimizar oportunidades de crescimento ao setor no quinquênio 2016-2021.

 

O projeto da Mercocidades envolve cerca de 20 cidades em diversas rotas turísticas e em um calendário anual com mais de 70 eventos de interesse turístico e cultural.

 

“Essas estratégias são ferramentas importantes para o avanço, reconhecimento e apoio na gestão de projetos desenvolvidos na área de fronteira de Corumbá, que tem objetivos afins aos do Turismo de Mercocidades, como o Encontro de Fronteiras – Brasil / Bolívia, que este ano entra na sua 3° edição, cuja criação e realização se dá desde 2013 na gestão do prefeito Paulo Duarte”, afirmou Hélènemarie.

 

Nos dois dias do evento, por meio de painéis, foram apresentadas experiências que podem ser integradas ao Turismo sem Fronteiras em roteiros inter-regionais.  Melhoria nas condições de infraestrutura dos destinos turísticos e da conectividade área entre cidades da Rede de Mercocidades e dos países da região com o exterior, também foram pauta do encontro.

 

Projeções

 

O encontro reuniu prefeitos, secretários municipais de Tturismo, acadêmicos e empresários do setor, e teve como pano de fundo as projeções de crescimento no fluxo de turistas no continente sul-americano e como se preparar para atender a esta demanda.

 

Dados recentes da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam a região das Américas liderando o crescimento mundial do setor com um aumento de 6% no fluxo de turistas estrangeiros, cabendo à América do Sul a primeira posição no ranking, com crescimento de 8% no número de visitantes.

 

Ainda segundo a organização, o turismo emissivo da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Colômbia, Equador e Peru alcançou 30 milhões de pessoas em 2014, das quais 50% viajaram para países próximos.

 

Corumbá esteve no Congresso a convite da FECOMERCIO-MS, por meio da Câmara Empresarial de Turismo. O evento foi promovido pela Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades em parceria com a Câmara Empresarial de Turismo do Paraná (Fecomércio).

Skip to content