Merenda de qualidade contribui para o aprendizado em Corumbá

A maioria dos alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá já está de férias, mas o primeiro semestre de 2011 mostrou que uma determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) está sendo seguida cuidadosamente: garantir que os alunos das escolas mantidas pela Prefeitura Municipal tenham acesso a uma merenda de qualidade, com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do corpo e do intelecto. A política de valorização do alimento vai desde o incentivo à produção local, passando pelo zelo e higiene dos locais de armazenamento, até o cuidado durante a preparação de receitas típicas da região.

A hora do recreio é motivo de alegria dupla para os alunos da Reme. O primeiro parece bem óbvio: largar a caneta e o lápis para aproveitar os minutos de folga das carteiras e do quadro negro. O outro é aproveitar o intervalo para se alimentar e poder contar com fartura e qualidade da comida oferecida na merenda das escolas administradas pelo Município. Com cardápio variado e elaborado por uma nutricionista, os estudantes recebem uma dieta balanceada e rica em proteínas, vitaminas e carboidratos.

Organização e qualidade. Essas palavras fazem parte do cotidiano da Secretaria Municipal de Educação desde o momento em que realiza a licitação dos principais ingredientes da merenda escolar até o prato servido durante o recreio dos 200 dias letivos. Para isso, conta com o trabalho da nutricionista Laura Helena Midon, responsável pelo acompanhamento da alimentação dos alunos da Reme. "Nosso cardápio foi elaborado respeitando as necessidades nutricionais dos alunos e também a cultura local, com pratos típicos da região pantaneira", diz.

O cardápio conta com arroz carreteiro ou boliviano, carne em cubos com mandioca e até sarravulho. O último prato é apenas uma versão da típica receita corumbaense, trazida pelos Portugueses. "O Sarravulho feito para os estudantes da Reme não recebe vinho, calabreza, bacon ou condimentos fortes. É apenas um ensopadinho com batata, carne moída e fígado. Eles adoram", observa a nutricionista. O fígado, por sinal, é uma conhecida fonte de ferro que pode evitar até anemia.

Os estudantes das creches, educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Reme consomem fartas porções de leite com achocolatado, feijão, macarrão ao molho vermelho com cenoura ralada e carne moída, arroz colorido com beterraba, banana da terra frita, frango desfiado, salada com alface e tomate, além de abobrinha, frutas e até suco com poupa natural. Alimentos suficientes para garantir a energia para aprenderem as lições de aritmética, gramática, história e geografia, entre outras.

"É umas das melhores merendas do Brasil", orgulha-se o secretário de Educação, Hélio de Lima, prosseguindo: "As cozinhas das creches e das escolas possuem depósito adequado para armazenar os alimentos. Todos os funcionários que lidam com a merenda escolar têm a obrigação de manter esses locais limpos e arejados. Além disso, eles recebem treinamentos específicos".

A dieta nutritiva dos alunos é garantida pelos investimentos feitos pela Prefeitura. "Preocupado com a qualidade da aprendizagem, o prefeito Ruiter nos determinou que a merenda escolar oferecida nas escolas municipais seja de qualidade. Ao ter boa alimentação, os alunos aprendem mais. Para alguns, esta pode ser a única refeição do dia", acrescenta Hélio.

A refeição oferecida nos intervalos agrada os alunos da Reme, independentemente da faixa etária. Para Jéssica Cristina Marques de Oliveira, 11 anos e na 5ª série, a comida é muito boa. "Gosto de comer de tudo, principalmente a carne com mandioca. Sempre que posso, peço para minha mãe fazer em casa do jeito que a tia da merenda faz na escola", comenta. Estudante da 3ª fase do EJA, o jovem Gabriel José Nascimento Moraes, 14 anos, também aprova a merenda. "Sinto o cheiro durante a aula e já fico imaginando qual será o cardápio da noite. Eu gosto muito", diz.

Produção Local

A merenda escolar também ajuda a garantir o sustento de dezenas de pequenos produtores de assentamentos rurais de Corumbá. Por meio do programa Agricultura Familiar, são adquiridos alface, couve, cheiro verde, mandioca, mamão e abóbora. Já pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta Local com Doação Simultânea, os alunos usufruem de melancia, limão, mandioca, pimentão, rúcula, berinjela e tomate.

Somente em 2010, quase 24 toneladas de produtos adquiridos por meio do PPA foram destinadas à refeição dos estudantes da Reme. Os outros ingredientes são adquiridos por meio de processos licitatórios realizados pela Prefeitura, enquanto que nas creches a responsabilidade fica a cargo de uma empresa terceirizada, contratada por meio de licitação e que também oferece alimentos de qualidade e cardápio balanceado.

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), colegiado deliberativo e autônomo composto por representantes do Executivo, do Legislativo e da sociedade civil, professores e pais de alunos, fiscaliza a aplicação dos recursos transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e zela pela qualidade dos produtos, desde a compra até a distribuição nas escolas, prestando sempre atenção às boas práticas sanitárias e de higiene.

Skip to content